16 de outubro de 2011

o reitor da UMinho é um fofinho





1. Não são permitidas, nos campi, ações, habitualmente designadas por "praxe académica", que configurem ofensas à integridade e dignidade humanas;

2. Não são permitidos atos que limitem ou dificultem a participação dos novos alunos nas atividades pedagógicas com as quais estão comprometidos;

3. Não são permitidas manifestações que, pelo ruído que provocam, perturbem o normal funcionamento das atividades académicas.


In http://www.dicas.sas.uminho.pt/print.aspx?mdl=~%2FModules%2FEventosJornal%2FEventosView.ascx&ItemID=4308&Mid=23&lang=pt-PT&pageid=3&tabid=0

e é assim vai desaparecendo o fascismo: pouco a pouco. no ano passado, a contestação ao DL 70/2010 na universidade do minho foi quase irrisória. as batinas pretas, no entanto, preparam-se já para tomar de assalto cada canto da universidade em prol de um mundo mais desigual, mais autoritário e mais nojento. no meio de falácias, de asserções pueris e de parágrafos incongruentes, o crucito do abutre faz-se ouvir. não me lembro de ver estudantes da UM tão unidxs por uma causa, assim como não tenho memória, porque nunca tal nunca ocorreu, de ter estado tão do lado do reitor, que certamente não terá memória de ter sido tão cobardemente insultado. não deixemos jamais, porém, de lado a memória histórica e esperemos que ela esteja cá para nos lembrar, levemente, em tons de aviso, o que acontece quando um grupo está subordinado a outro, o que acontece quando o poder é cego, o que acontece quando o povo sente a dor de pensar.

não me apetece pensar na passagem da UM a fundação de direito privado, porque isso ia impedir-me de dizer a única coisa que me invade nesta hora: o reitor da uminho é um fofinho.

estava na hora.


3 comentários:

  1. '3. Não são permitidas manifestações que, pelo ruído que provocam, perturbem o normal funcionamento das atividades académicas'

    Acho que deves pensar sobre o que escreves. Uma vez que, achas querido um reitor que de uma forma muito inteligente, aproveita a onda das praxes para PROIBIR Manifestações dentro da UM. Não sei que tipo de Manifestaçoes ele pretende proibir. Mas, penso que o direito a' manifestaçao esta' consagrado na constituiçao.

    ResponderEliminar
  2. penso que é claro que estou a referir-me à parte da praxe. realmente teria sido ainda mais claro se tivesse apenas citado o ponto 1, mas teria na mesma posto o link para o artigo todo. de qualquer forma, eu sempre disse que o comunicado está muito mal escrito e dá azo a ambiguidades.

    ResponderEliminar
  3. e, estando consagrado na constituição, não me parece que tenhamos de estar preocupadxs com um comunicado do reitor nesse aspecto ;)

    ResponderEliminar